domingo, janeiro 15, 2006

Classes

Será que um Presidente deve mesmo vir "do Povo"? E o que será "o Povo"?

Cavaco diz ser o melhor candidato, sendo que vem do Povo. Bem, "Povo" por "povo", temos sempre Jerónimo de Sousa... que ainda mais "povo" é [isto em sequência do "As Notas Soltas de Marcelo Rebelo De Sousa de hoje].

Não percebo porque é que existe esta discussão...

Pouco me interessa de onde é que Cavaco, ou qualquer um dos outros, vem. O que me interessa é saber onde acabaram. Odeio esta mentalidade que despreza os que não são "do povo", como se quem nasce escolhesse onde nasce, e como se, se pudessem escolher, cada um não escolhesse o melhor para si próprio. É ridículo desprezar a educação ou a cultura...
Também é igulamente ridiculo despresar quem veio do povo, pelas mesmas razões... ser "o povo" não implica falta de capacidades.
Quando Jerónimo de Sousa falou no ISCTE, disse nos que "filho de operário nascia para ser operário" seguindo as mentalidades do antigo regime, e que por isso, foi o que ele seguiu. Não é ridículo desprezar a mentalidade que força uma pessoa com as capacidades intelectuais de Jerónimo de Sousa a seguir uma carreira como operário metalúrgico (não querendo de forma alguma retirar mérito à profissão)... mas é ridículo achar que ele é melhor candidato à presidência por isso. E quem diz Jerónimo, neste caso, diz Cavaco, cujo o exemplo não é tão 'extremo' dirão alguns...

Vou ser clara e honesta no que quero para o meu país em termos destas presidenciais.
Quero alguém que seja culto, bem educado, apresentável, calmo, um bom representante deste país, racional e que não tenha ilusões. Não é não ter sonhos... é não ter ilusões. Quero alguém que tenha dúvidas... que oiça outros... pondere as questões importantes e tome boas decisões em função disso.
Acho que Cavaco Silva não tem um perfil coerente com esta imagem. Portanto, para alem de todas as minhas objecções em termos da sua arrogância, da sua falta de conteúdo intelectual (não pondo em duvida os seus conhecimentos económicos)


Fica só como nota de rodapé, para quem quiser, que aqui está um link para o discurso de Jerónimo de Sousa, ontem, no Pavilhão Atlantico. O Site: http://www.jeronimodesousa.org/ - as imagens são assustadoras... a mobilização foi colossal.
E o Som: http://www.jeronimodesousa.org/sons/js20060114.mp3

Fica o elogio ao site acima referido, por excelente organização, e por ter em video, muitas das aparências televisivas do candidato.